Câmara promove iniciativa " Despedida do rio Sabor"
O desafio, designado por "Despedida do Sabor", junta para além da autarquia, uma empresa de animação turística que disponibiliza monitores especializados em Canorafting, e proporcionará até ao ano de 2013, a oportunidade de conhecer o rio Sabor através de passeios em canoas insufláveis, antes do enchimento da albufeira da futura barragem do Baixo Sabor. A iniciativa será realizada ao fim-de-semana na zona do Santo Antão da Barca e o programa inclui para além da descida do rio, uma série de actividades ao ar livre. A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, disse que esta iniciativa é uma das últimas oportunidades de dar a conhecer o rio Sabor, tal como ele sempre foi. "Esta paisagem não vai durar mais de dois anos até ao enchimento da albufeira, já que a construção da barragem vai transformar toda esta paisagem natural. Mas, por outro lado, vai trazer ao concelho novas oportunidades relacionadas com a actividade turística", frisou a autarca.
Apesar das expetativas criadas em torno da construção da barragem do Baixo Sabor, a autarca destacou "a importância ambiental" da zona ribeirinha do rio Sabor e, ao mesmo tempo, as actividades turísticas que ali se podem realizar até 2013. "No futuro, acreditamos que a albufeira do Baixo Sabor vai trazer outras oportunidades em termos turísticos para esta região, potenciando a economia local," finalizou a autarca. Por seu lado, o empresário Vítor Bebiano, um dos responsáveis pela empresa de animação turística Mapaventura, disse que está disposto "a investir" na promoção turística da região, tendo em curso uma série de projetos candidatados a fundos provenientes da União Europeia.
"Em jeito de antecipação, estamos já tratar do licenciamento do operador marítimo turístico, para, a seu tempo, colocar aqui uma embarcação com capacidade para 11 pessoas para fazer a subida e descida da futura albufeira," avançou o empresário. No entanto, os intervenientes na iniciativa "Despedida do Sabor" estão conscientes de que "se perde um turismo mais selvagem, para dar lugar a um turismo mais massificado".